Turismo Criativo no Distrito Criativo

turismo criativo distrito cTurismo Criativo no Distrito Criativo

O Distrito Criativo é constituído por três setores econômicos. A Economia Criativa é a mais presente no território, mas também temos a Economia do Conhecimento e a Economia da Experiência (ECr+ECo+EE).

Dentro da Economia do Conhecimento, uma serie de escolas, participantes dos Distrito C, já oferecem cursos formais regulares nas mais diferentes áreas, mas especialmente na área de artes.

Uma das linhas de ação do Distrito C é o turismo, especialmente turismo histórico-cultural, e em 2014 a iniciativa Passeio das Artes no Distrito Criativo de Porto Alegre ganhou o II Prêmio de Inovação em Turismo.

Além do turismo cultural, nos últimos 10 anos se desenvolveu um novo conceito, o Turismo Criativo.

Segundo a UNESCO,

Turismo Criativo é viagem direcionada para uma experiência autêntica e engajada, com aprendizagem participativa em artes, patrimônio histórico ou uma característica especial do lugar, e que proporciona uma conexão com aqueles que residem nesse lugar e que criam essa cultura viva. (UNESCO, Creative Cities Network, 2006, p. 3)

Em 2013, UrbsNova, que desenvolve o projeto Distrito C, participou da 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, em Porto Alegre, que teve a presença do criador do conceito creative tourisme, Greg Richards, professor de Leisure Studies, na University of Tilburg, e de Caroline Couret, que dirige atualmente o turismo criativo em Barcelona (Barcelona Turisme Creatiu) e a rede internacional de turismo criativo (Creative Tourism Network®)

experiencia-barcelona-criativa-e-apresentada-em-painel_396

Caroline Couret, da Creative Tourism Network®, e Jorge Piqué, de UrbsNova (out 2013)

Além da conferência, em 2013, a cidade desenvolveu o programa Porto Alegre Turismo Criativo, e lançou um site com ofertas de turismo criativo, Porto Alegre Criativa.

Por essa razão, desde a criação do Distrito Criativo, nossa proposta era ir além do setor formal de economia do conhecimento, já existente no Distrito C, e desenvolver também o turismo criativo, através da oferta de oficinas, cursos, workshops, etc., pontuais e mais informais, combinando dois setores, a Economia do Conhecimento, na sua linha Ensino, e a Economia da Experiência, na sua linha Turismo.

Essas atividades serão oferecidas a turistas que visitem a cidade, e que desta maneira poderão vivenciar a cultura local e a atmosfera que estamos criando no Distrito C, entrando em contato direto, não só com a comunidade de artistas e outros empreendedores locais, mas também com os moradores da cidade, em uma experiência coletiva, que dilui a diferença e separação tradicional entre residentes e visitantes.

Conheça as ofertas atuais da linha de turismo criativo na nossa Agenda Semanal, clicando na imagem abaixo.

agenda turismo criativo distrito c

Anúncios

Um comentário sobre “Turismo Criativo no Distrito Criativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s