Patrimônio histórico

Para o Distrito C, o patrimônio histórico é um bem cultural inestimável e insubstituível para o território e para a cidade.

Existem obras de arquitetura de qualidade no entorno do Distrito Criativo e a própria arquitetura, ou seja, o design de um prédio, é parte da Economia Criativa. Além disso, os prédios mais importantes apresentam em suas fachadas e no seu interior obras de arte de diferentes tipos, como pinturas, esculturas, mosaicos, vitrais, etc., que também estão ligadas à Economia Criativa.
Nossa proposta é principalmente promover ações de estudo, divulgação e defesa desse patrimônio.

Cervejaria Continental

Cervejaria Bopp, projeto de Theo Wiederspahn

Propostas Gerais

1. Divulgação do patrimônio histórico mais importante na área de Distrito Criativo.
Existem pelo menos 11 prédios de valor histórico especial:
Cervejaria Bopp, Residência Wiederspahn, Geyer Medicamentos, Igreja Santa Terezinha, Igreja Batista da Floresta, Igreja São Pedro, Vila Flores, Importadora Americana, Moinho Germani, Armazém Avante, e Laboratório Wesp.

Residência Wiederspahn, na Comemdador Coruja.

Residência Wiederspahn, na Comendador Coruja.

Antes da criação do Distrito Criativo, a agência UrbsNova já havia desenvolvido duas expedições nesse mesmo território, onde também visitamos o seu patrimônio histórico mais representativo. Na própria história da criação do Distrito Criativo, estava a preocupação com o patrimônio histórico, vinculado à economia criativa:

Expedição Floresta 1 (31/08/2013) Orientação da Arq. Leila Mattar e Arq. Lucas Volpatto
Expedição Floresta 2 (05/10/2013). fotos no facebook Orientação da Arq. Leila Mattar e Arq. Lucas Volpatto

Ações de divulgação e preservação desenvolvidas pelo Distrito Criativo:

Passeio de Bicicleta pelo Distrito Criativo, realizado em 14 de dezembro de 2013, com orientação do Arq. Lucas Volpatto.
Foram visitados vários bens culturais dentro do Distrito C, como Cervejaria Bopp, Igreja São Pedro. Armazém Avante, etc.

DSCF1962

Participantes do passeio de bicicleta diante do Armazém Avante (ver abaixo)

2. Levantamento histórico e fotográfico dos prédios listados no inventário da cidade que estejam nas ruas do Distrito Criativo, como Gonçalo de Carvalho, Cristovão Colombo, Comendador Coruja, São Carlos, Pelotas, Comendador Araújo, Hoffmann, Sete de Abril, Santa Rita, Conde de Porto Alegre, Visconde de Rio Branco e Félix da Cunha.

DSCF1843

Conjunto de casas antigas na R. Pelotas

3. Ação Prioritária: Levantamento dos prédios que não estão listados, ou estão listados apenas como compatibilização, mas apresentam qualidade arquitetônica ou valor afetivo nessas mesmas ruas;

Devido ao risco de demolição imediata, esse levantamento tem caráter emergencial e é no momento a prioridade número 1 nesta linha de ação.

Para mais detalhes, veja a página Patrimônio Não-Inventariado no Distrito C.

4. Exposição de plantas e fotos dos prédios antigos, os que foram preservados e os que foram derrubados.

5. Preservação e melhoria das fachadas, estratégias contra pichação e vandalismo;

6. Preservação das calçadas antigas, especialmente as com pedra portuguesa.

Propostas específicas

Em alguns casos vamos desenvolver ações específicas para ajudar a reabilitação de prédios com qualidade ou locais relacionados à memória da região.
As primeiras ações propostas seriam estas:

1. Oficina de armas do Seu Karam

Durante a Expedição Floresta 2, em 2013m conhecemos o Sr. Edison Karam, então com 83 anos, armeiro, morador do bairro há 60 anos. Depois da morte recente do irmão e sócio, Seu Edison resolveu fechar a oficina de armas e vender a pequena casa. O mais provável é que um comprador eventual não continue com a oficina, que tem centenas de ferramentas  e instrumentos para o trabalho em metal perfeitamente organizados e, como vimos na caminhada, possui um ambiente único, uma imagem de um passado distante no bairro.

Oficina | Foto: Lu Kolesny

Oficina | Foto: Lu Kolesny

Proposta: encontrar uma alternativa que de alguma maneira preserve a oficina e utilize as ferramentas para trabalho de arte ou artesanato em metal. Já que durante décadas foram usadas para reparar armas, seria uma boa ideia que passassem às mãos de artistas, para tornar o lugar um centro de arte, de economia criativa.

Ações práticas: Promover uma visita coletiva à oficina – Conversar com o setor de Memória na Secretaria de Cultura – Reunir escultores em metal para uma jornada criativa usando o material da oficina, como uma maneira de descobrir o seu potencial – Divulgar nas redes e na mídia tradicional.

Oficina | Foto: Francisco da Costa
Interior da oficina | Foto: Francisco da Costa
Oficina | Foto: Lu Kolesny
Oficina | Foto: Lu Kolesny
Oficina | Foto: Lu Kolesny
Oficina | Foto: Lu Kolesny
Oficina | Foto: Lu Kolesny
Oficina | Foto: Lu Kolesny
Visitamos a oficina para tentar ajudar a preservar o acervo de ferramentas antigas, algumas com mais de 80 anos.
2. Armazém Avante
Na esquina da R. Santa Rita com R. Félix da Cunha, está o Armazém Avante, antigo prédio de 3 andares, dos anos 30. O prédio não está em condições ideais, mas o proprietário quer a sua recuperação e encontrar um uso com mais qualidade.
DSCF1963
Nossa proposta é primeiramente fazer um levantamento da história do prédio,  para depois, levar arquitetos e interessados para uma visita, e conversar com o proprietário para acompanhar a ajudar no que for possível o processo de restauro. Gostaríamos que o prédio se integrasse ao Distrito C, como mais um local de Economia Criativa, do Conhecimento ou da Experiência.
DSCF1964
3. Levantamento do Patrimônio Não-Inventariado no Distrito C
As casas e prédios que por alguma razão não foram listadas nos inventários dos bairros Floresta e Independência podem ser modificadas ou derrubadas sumariamente, sem necessidade de autorização pública.
Esses imóveis estão em risco permanente e, portanto, nossa prioridade é levantar quais estão nessa situação no território do Distrito C e como podemos inclui-los no inventário, para aumentar a sua proteção
Faremos um levantamento através de caminhadas pelas ruas do Distrito C.
Mais detalhes na página Patrimônio Não-Inventariado no Distrito C
10965656_1071503242875065_124301820_n
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s