Memória Viva

Cervejaria ContinentalNeste projeto de 1 ano de duração, promovido pelo Distrito C – Distrito Criativo de Porto Alegre, vamos reunir fotos antigas das ruas, praças, casas, locais em geral, festas, eventos, do passado, nesse território aproximado onde hoje se concentram artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa, do Conhecimento e da Experiência, a partir do bairro Floresta.

As fotos serão reunidas no evento do Facebook Memória Viva do Distrito Criativo.

A proposta do evento que durará 1 ano é reconstituir da melhor forma possível a memória de um território, conhecer o que existia ali e ainda permanece e também o que já não existe mais fisicamente.

Mesmo que não tenha fotos para publicar, se pode participar comentando as fotos publicadas e dando mais informação e contexto a elas.

Instruções
É muito importante a localização o mais precisa possível das fotos e sua data, além de todos os dados, o que a foto retrata, os nomes das pessoas que aparecem, qual o significado afetivo da foto, etc. Quanto mais rico o comentário, melhor e muitas pessoas podem comentar sobre a mesma foto, reunindo mais informação.

Âmbito geográfico do acervo fotográfico
O Distrito C atualmente se localiza aproximadamente entre as Avenidas Farrapos e Cristovão Colombo, no Bairro Floresta e inclui 3 ruas mais significativas, como Gonçalo de Carvalho, São Carlos, Visconde de Rio Branco, além de várias ruas entre as duas avenidas, como Garibaldi, Santo Antonio, Ernesto Alves, Comendador Coruja, Pelotas, Ramiro Barcelos, Gaspar Martins, Comendador Azevedo, Hoffmann, Sete de Abril, Câncio Gomes, Almirante Barroso, Álvaro Chaves, Santa Rita, Conde de Porto Alegre e Félix da Cunha.

Mas podem ser incluídas fotos que representem partes próximas dos bairros São Geraldo, Moinhos de Vento, Independência e Centro Histórico.

Veja abaixo a área aproximada onde se localiza o Distrito C

legenda

Objetivos
Com uma seleção de fotos antigas vamos publicar uma página no Distrito C apresentando a história da região e, eventualmente, fazer uma exposição das fotos impressas no próprio Distrito C.

A fotografia antiga é uma forma de recuperar o patrimônio histórico perdido e dar mais valor ao patrimônio que ainda temos. E de conhecermos como os antigos moradores e comerciantes se relacionavam com a rua e com o bairro.

Ajuda técnica
Caso não tenha a foto em formato digital, aguarde, pois iremos realizar um evento específico para digitação de fotos antigas em breve. Enquanto isso procure as suas fotos, recupere os dados de onde, quando, o que, etc… e guarde em um envelope para estar pronto no momento do evento de digitalização.

Anúncios

2 comentários sobre “Memória Viva

  1. parabéns, é uma ótima iniciativa pois existem muitas fotos guardadas em fundos de gavetas, que podem ser históricas e de muita utilidade para a história de porto alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s