Reunião turismo criativo, cursos e workshops no Distrito Criativo

Uncategorized

No sábado, dia 13 de dezembro de 2014, realizamos uma reunião presencial sobre o tema educação e turismo criativo, no Atelier Wolkmer, na Rua São Carlos, n.º 1124.

O tema foi o desenvolvimento de uma iniciativa, em 2015, com cursos, oficinas, workshops, experiências, oferecidos pelos participantes do Distrito Criativo, tanto para moradores da cidade, como para turistas.

Reunião Turismo Criativo no Distrito Criativo

Moacir, Clovis, Barbara e Jorge, no Atelier Wolkmer.

O Distrito Criativo é constituído por três setores econômicos, a Economia Criativa, que é a mais numerosa, a Economia do Conhecimento e a Economia da Experiência (ECr+ECo+EE).

Dentro da Economia do Conhecimento, uma serie de escolas, participantes dos Distrito C, já oferecem cursos formais nas mais diferentes áreas, mas especialmente na área de artes.

Uma das linhas de ação do Distrito C é o turismo, especialmente turismo histórico-cultural, e recentemente a iniciativa Passeio das Artes no Distrito Criativo de Porto Alegre ganhou o II Prêmio de Inovação em Turismo.

Essa é uma forma mais conhecida de turismo, mas que utilizamos de forma inovadora, como um instrumento de revitalização do território. Mas além do turismo cultural, nos últimos 10 anos se desenvolveu um novo nicho, com um novo conceito, o turismo criativo, uma linha que está indicada desde o início do projeto Distrito Criativo, mas que começamos a desenvolver a partir dessa reunião.

Segundo a UNESCO,

Turismo Criativo é viagem direcionada para uma experiência autêntica e engajada, com aprendizagem participativa em artes, patrimônio histórico ou uma característica especial do lugar, e que proporciona uma conexão com aqueles que residem nesse lugar e que criam essa cultura viva. (UNESCO, Creative Cities Network, 2006, p. 3)

Por isso, a nossa proposta é ir além do setor formal de economia do conhecimento, já existente no Distrito C, e incentivar todas as possibilidade de oferta de cursos, workshops, oficinas, mesmo informais, divulgando e conectando todas essas atividades em uma única plataforma e criando uma articulação entre elas.

E indo mais além do turismo cultural, não oferecer essas atividades apenas ao público local, mas  também a turistas que visitem a cidade, que desta maneira vivenciarão a cultura local e a atmosfera que desenvolvemos no Distrito C, entrando em contato direto, não só com a comunidade de artistas e outros empreendedores locais, mas também com os alunos locais, em uma experiência coletiva, que dilui a diferença entre habitantes e visitantes.

Compareceram nesta reunião:

Jorge Piqué (UrbsNova/Distrito C)
Clóvis Wolkmer (pintura, cerâmica, escultura, produção cultural, Atelier Wolkmer)
Ana Beatriz Fioravante Ribeiro  (papel artesanal, Atelier Wolkmer)
Barbara Benz
(artista do papel)

Moacir Chotguis (pintura e papel

Reunião Turismo Criativo no Distrito Criativo

Moacir, Barbara,  Beatriz e Jorge, no Atelier Wolkmer.

A partir dessa primeira reunião, o Distrito C lançou, em março de 2014, a linha de ação Turismo Criativo no Distrito Criativo.

turismo criativo distrito c

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s