Reunião sobre Limpeza Urbana no Distrito Criativo

Uncategorized

Umas das maiores reclamações dos artistas e empreendedores do Distrito Criativo é a mesma dos moradores do bairro Floresta, a falta de limpeza nas ruas, o lixo que é espalhado nas calçadas, muitas vezes por catadores em busca de plástico, papel e latinhas.

Fizemos uma primeira reunião no alto do prédio de 12 andares, que fica em frente à Praça Florida, para começarmos a entender melhor os problemas, que são por um lado os papeleiros e por outro a nossa própria falta de separação do lixo. Como convidada estava a Silviane, que faz parte da associação Refloresta. Como Distrito Criativo queremos colaborar, mas num caminho mais livre e criativo, podendo experimentar, testar, acertar e errar.

Local da reunião: 12º andar do prédio em frente à Praça Florida.

Fotos
Veja as fotos também no Facebook e compatilhe

Praça Florida, que estaria mais ou menos no meio do Distrito Criativo

IMG_5468

R. São Carlos, da Praça Florida ao Centro, que seria mais o menos a região sul do Distrito Criativo. Antiga cervejaria Bopp, depois Continental e depois Brahma, hoje Shopping Total. Igreja Santa Terezinha.

IMG_5499

R. São Carlos, da Praça Florida ao São Geraldo, que seria mais o menos a região norte do Distrito Criativo.

IMG_5470

Região entre a Farrapos e Guaíba, próximo aos bairros São Geraldo e Navegantes. Túnel verde da R. Paraíba, que leva da Farrapos até a Vila dos Papeleiros.

IMG_5466

Região entre a São Carlos e a Av. Cristovão Colombo, com o Zaffari e mais acima o Morro Ricaldone e o Moinhos de Vento.

IMG_5469

R. São Carlos em frente ao Colégio Batista.

IMG_5471

Região entre a R. São Carlos e a Av. Cristovão, acima bairro Moinhos e Independência. Note as palmeiras californianas no alto da Hidráulica do Moinhos. Abaixo a R. Com Azevedo.

IMG_5475

R. Com. Azevedo
IMG_5476

Com. Azevedo, esquina com São Carlos.

IMG_5477

Bairro Independência no alto e região entre Cristovão e R. São Carlos abaixo.
IMG_5478

Escola infantil Meu Amiguinho na Praça Florida.

IMG_5479

Canapés para os participantes da reunião…..

IMG_5506

Mario, Silviane e Leo

IMG_5480

Silviane, Leo e Moacir

IMG_5481

Escadaria do prédio de 12 andares.
IMG_5483

Moacir e Ricardo, tirando fotos do por do sol.

IMG_5489

Praça Florida

IMG_5491

Ricardo, Barbara e Moacir.
IMG_5502

Barbara, Jorge e Moacir.

IMG_5505

Prefeitura enviou à Câmara novo código sobre a limpeza urbana

Veja a minuta completa aqui (19 páginas em documento Word)

Alguns trechos do novo código que são relevantes para os participantes do Distrito Criativo e para nossa discussão.

O novo código se refere apenas a “serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”, ou seja, “a conservação da limpeza de vias, praias, balneários, sanitários públicos, viadutos, elevadas, áreas verdes, parques e outros logradouros e bens de uso comum da população do Município de Porto Alegre;

Art. 22.  Os estabelecimentos comerciais deverão colocar à disposição de seus clientes recipientes próprios que garantam a separação dos resíduos gerados durante o seu funcionamento para apresentação à coleta seletiva.

Art. 24.  Os bares, lanchonetes, padarias, confeitarias e outros estabelecimentos de venda de alimentos para consumo imediato serão dotados de recipientes para resíduos com capacidade suficiente para suprir a demanda gerada, colocados em locais visíveis e de fácil acesso ao público em geral.

§ 1º  Os recipientes a que se refere o “caput” deste artigo conterão letreiros de fácil leitura para o público em geral, com os dizeres “resíduo orgânico/rejeito” e “resíduo reciclável”.

Art. 25.  As áreas do passeio público fronteiriças ao local do exercício das atividades comerciais deverão ser mantidas em permanente estado de limpeza e conservação pelo responsável do estabelecimento.

CAPÍTULO VII
DOS SUPORTES PARA APRESENTAÇÃO DO RESÍDUO À COLETA

Art. 37.  Fica permitida a colocação, no passeio público, de suporte para apresentação do resíduo à coleta, desde que atendidas as seguintes condições:

I – o resíduo apresentado à coleta em suporte deverá estar, obrigatoriamente, acondicionado em sacos plásticos;

II – os suportes para resíduo deverão possuir abertura pela face superior e dimensões que permitam a fácil retirada do resíduo de seu interior sem a necessidade de o coletor entrar dentro desses;

III – são obrigatórias a limpeza e a conservação do suporte, pelo proprietário ou possuidor do imóvel em cujo alinhamento estiver instalado;

IV – o suporte não poderá causar prejuízo ao livre trânsito de pe-destres;

V – não seja restrito o seu acesso com trancas, cadeados ou qual-quer outro elemento; e

VI – o suporte deverá estar posicionado no alinhamento do imóvel gerador de resíduos.

Art. 41.  Constituem atos lesivos à limpeza urbana:

I – depositar, lançar ou atirar, nos passeios ou logradouros públicos, papéis, invólucros, embalagens ou assemelhados que causem danos à conservação da limpeza urbana constitui infração leve, punível com multa de 90 (noventa) Unidades Financeiras Municipais (UFMs), nos termos do art. 49, inc. I desta Lei Complementar;

II – realizar triagem ou catação no resíduo disposto em logradouros públicos, de qualquer objeto, material, resto ou sobra, seja qual for sua origem. Infração leve, punível com multa de

Anúncios

2 comentários sobre “Reunião sobre Limpeza Urbana no Distrito Criativo

  1. Aqui no Bairro S. Geraldo, a preocupação é a mesma, acho que de toda cidade, mto lixo nas ruas, teríamos que educar esse povo, mas acho que já está no DNA de certas pessoas. Não cuidar da cidade. Tbm a cidade está carente de lixeiras, existem mto poucas. Na Av. S.Pedro que é uma Av. importante de Poa, não tem uma lixeira do inicio ao fim da Av. Tudo o que for feito em benefício de nosso Bairro ficaremos mto gratos. Abraços cordiais ; Jane Varella.

    1. Obrigado pelo comentário Jane. Queremos fazer algumas experiências sobre a questão do lixo nesse território menor que é o Distrito Criativo. Se derem certo, acho que podem ser um exemplo para os próprios moradores. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s